DIA 05/06 – QUARTA-FEIRA

 

SIMPÓSIO 1: Uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) no ensino de línguas materna e estrangeira: em busca de autonomia e de criticidade

Prof. Dr. Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS)

Prof. Me. Sabrina Hax Duro Rosa (IFRS)

  1. Formação continuada de professores de LE: momentos de reflexão e renovação de práticas didático-pedagógicas - Lucélia Gonzales Seus
  2. Racismo na comunicação mediada por computador (cmc): O despertar do preconceito na contemporaneidade - Sabrina Hax Duro Rosa (IFRS Campus Rio Grande) e Thais Duro Rosa (UFPel)
  3. Práticas de leitura e escrita na universidade por meio das tecnologias digitais - Jossemar de Matos Theisen (UFPel/UMinho) e Cleide Inês Wittke (UFPel)
  4. Aprendizagem de língua inglesa pelos jogos eletrônicos - Henriette de Mattos Pinto (IFSul)
  5. Role-playing games como recurso de aprendizagem de língua inglesa - Julian Mussi Ores (FURG)
  6. Ensino de língua espanhola como LE: reflexões acerca da utilização do meme para prática pedagógica - Jéssica Iung (FURG)
  7. Aprendizagem significativa e uso de dispositivos digitais em aulas de português no ensino médio: uma proposta de trabalho - Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS)

 

SIMPÓSIO 2:  Arquivos, fontes primárias e periódicos

Prof. Dr. Artur Emilio Alarcon Vaz (FURG)

Prof. Dr. João Luis Pereira Ourique (UFPel)

  1. A poesia no Almanaque de 1897 de Alfredo Ferreira Rodrigues - Ana Cristina Pinto Matias
  2. Do século XIX aos dias atuais: o caminho traçado pela Revista Moderna - Andreza dos Santos Flexa
  3. Da escrita à obra, da obra à escrita na correspondência de Paulo Hecker Filho: pensando e repensando a literatura - Regina Kohlrausch
  4. A literatura em Rio Grande no século XIX - Artur Emilio Alarcon Vaz
  5. Revista Arcádia: revisitando fontes primárias - Bianca Ramires
  6. Os folhetins em Rio Grande: desdobramentos metodológicos - Juliane de Mello Cardozo
  7. A autoficção em Mulheres de Atenas, de Jorge Fischer Nunes - Luana Isoppo da Silva
  8. Antônio Gomes de Freitas: o poeta rio-grandino esquecido - Priscila Schroeder Teixeira - Os manuscritos das peças teatrais de João Simões Lopes Neto

 

SIMPÓSIO 4: diálogos sistêmico-funcionais: linguagens, discursos, gêneros de texto

Profa. Dra. Cristiane Fuzer (UFSM)

Profa. Dra. Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)

  1. Análise de manchetes de jornais online sobre o tema do ENEM segundo o enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional - Patricia Streppel Hartemink e Karina dos Reis Costantin
  2. Recursos avaliativos na construção de representações da corrupção - Jéssica Cantele de Freitas e Sara Regina Scotta Cabral
  3. Ler a linguística: didatização de textos científicos - Vítor Jochims Schneider
  4. “Bicha, louca, preta, favelada”: análise de recursos avaliativos como estratégia de empoderamento - Thiago Santos da Silva
  5. Relações lógico-semânticas na construção de propósitos: um estudo do gênero exemplum na perspectiva da LSF - Carla Carine Gerhardt
  6. A natureza e o meio ambiente em Cora Coralina: um estudo a partir do sistema de transitividade - Cristiano Bittencourt dos Santos
  7. Um panorama dos estudos de avaliatividade em gêneros acadêmicos multimodais - Cristiane Salete Florek
  8. Homens x mulheres: eles amam da mesma maneira? Representações de amor e o sistema de avaliatividade - Graziela Fachim
  9. Sistemas semântico-discursivos: uma proposta de análise de discurso - Cristiane Fuzer e Sara Regina Scotta Cabral

SIMPÓSIO 5: Estudos de fonética e fonologia em língua materna e em língua estrangeira/adicional

Profa. Dra. Luciene Bassols Brisolara (FURG)

Profa. Dra. Luciana Pilatti Telles (FURG)

  1. Cancelamento vocálico de postônicas finais em Pelotas (RS): uma investigação sobre os efeitos de frequência - Fernanda Peres Lopes (PUCRS/CAPES)
  2. Descrição do rótico na fala de adultos pelotenses - Patrícia Pereira Melcheque (UFPel-CAPES), Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPel-CNPq) e Miriam Rose Brum-de-Paula (UFPel)
  3. Aquisição de encontros consonantais com tap no português: uma análise de dados ultrassonográficos - Thais Telles Barbieri (UFPel) e Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPel/CNPq)
  4. Estudo acústico dos correlatos do acento primário em palavras derivadas do PB - Camila Witt Ulrich (UFRGS)
  5. Sobre a coalescência e o processo evolutivo de vogal mais lateral posvocálica em francês e português - Cíntia da Costa Alcântara (UFPel) e Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UFPel)
  6. Atribuição de gênero em português e em francês: estudo comparativo - Rossana Saute Kolodny (UFRGS/CAPES)
  7. A percepção de sons alofônicos do espanhol por falantes nativos e não nativos – a nasalização da vogal /a/ - Luciene Bassols Brisolara (FURG), Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UFPel) e Roberta Quintanilha Azevedo (IFSUL)
  8. Duas tarefas perceptivas na formação da categoria fonético/fonológica aspirada da Língua Espanhola Patrícia Mussi Escobar Iriondo Otero (IFSul/UFPel) e Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UFPel)
  9. A importância do ensino de pronúncia da língua inglesa para brasileiros - Flávio Luis Soares Meireles (FURG) e Luciene Bassols Brisolara (FURG)
  10. Aquisição do rótico retroflexo do inglês: efeitos de instrução explícita com aplicação da ultrassonografia - Misael Krüger Lemes (PPGL/UFPel/CAPES), Nátali Matias Duarte (UFPel) e Giovana Ferreira Gonçalves (UFPel/CNPq)
  11. O papel da familiaridade de ingleses com a fala em inglês (L2) de aprendizes brasileiros: uma discussão sobre o construto de ‘compreensibilidade’ sob a perspectiva dos Sistemas Dinâmicos Complexos - Déborah Salves (UFRGS) e Paolla Wanglon (UFRGS)

SIMPÓSIO 6: Literaturas das américas: abordagens contemporâneas e perspectivas no ensino e na pesquisa

Profa. Dra. Cátia Goulart (UNIPAMPA)

Profa. Dra. Eleonora Frenkel (FURG)

  1. Por um ensino compartilhado de literaturas na/das américas, potencialidades dos cursos de licenciatura dupla - Cátia D. Goulart (UNIPAMPA)
  2. Ensino da literatura: sobre o papel da universidade no processo de formação de formadores de leitores - Cláudia Lorena Vouto da Fonseca (UFPel)
  3. É possível ensinar língua espanhola sem contemplar as literaturas espanhola e hispano-americana? - Joselma Noal (FURG)
  4. Uma leitura topoanalítica do poema “versos a la tristeza de buenos aires”, de alfonsina storni - Fernanda Gonçalves Vieira (PPGL/FURG/CAPES)
  5. Indoamérica e afroamérica: reflexões a partir da transculturalidade - Eleonora Frenkel (FURG)
  6. Lendo com a pele. Para uma poética da branquitude - Uruguay Cortazzo (UFPel)
  7. Lo que ya puede ser narrado la cosmovisión andina en la narrativa peruana - Rosane Cardoso (UNISC e UNIVATES)
  8. Traduzir o caribe: o tradutor na encruzilhada de línguas e culturas - Normelia Parise (FURG)
  9. Escritas afrofemininas de resistência - Gabriele Costa (FURG)

 

SIMPÓSIO 7: A compreensão e/ou tradução do francês para o português: questões teóricas ou práticas

  1. A compreensão em língua francesa: questões didáticas no processo de ensino-aprendizagem na universidade - Rosa Maria de Oliveira Graça (docente/UFRGS)
  2. Algumas reflexões sobre as dificuldades de compreensão e/ou tradução do francês: causas, ocorrências, tipologia, didática - Robert Ponge (docente do PPG-Letras /UFRGS)
  3. Metáfora, imagem e usos figurados como tipo(s) de dificuldade de compreensão e/ou tradução segundo Paulo Rónai - Vinícius Stangherlin (Mestrando no PPG-Letras/UFRGS) e Robert Ponge (Orientador/UFRGS)
  4. Duas dificuldades encontradas na tradução de "L'Enfance d'un chef" (1939), de Sartre, e uma proposta de tipologia - Karol Garcia (docente/UFPel) e Robert Ponge (docente do PPG-Letras/UFRGS)
  5. Duas dificuldades de compreensão e/ou de tradução no discurso literário: alguns exemplos extraídos da tradução de Melmoth réconcilié, de Honoré de Balzac - Gabriela Jardim da Silva (docente/FURG)
  6. O recurso ao hipérbato na tradução em português de uma seleção de poemas da obra Débarcadères, de Jules Supervielle - Augusto Darde (doutorando no PPG-Letras/UFRGS)
  7. Uma reflexão sobre algumas dificuldades de tradução dos elementos culturais no romance naturalista: o caso de Une Belle Journée de Henry Céard - Elena Gallorini (doutoranda no PPG-Letras/UFRGS)
  8. Écrire-traduire la Caraîbe: l'écrivain-traducteur à la croisée des langues et des cultures - Normelia Parise (docente/FURG)

 

SIMPÓSIO 10: Socializando a leitura: práticas de língua e literatura

Profa. Dra. Adriana de Oliveira Gibbon (FURG)

Profa. Dra. Mairim Linck Piva (FURG)

  1. Caminhos do saber: ensino, pesquisa e extensão - Adriana de Oliveira Gibbon (FURG) e Mairim Linck Piva (FURG)
  2. Uso de gêneros textuais: intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem - Marion Rodrigues Dariz (UFPel) e Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera)
  3. Breve análise de um texto sincrético com base nos pressupostos da semiótica discursiva - Marion Rodrigues Dariz (UFPel), Tanier Botelho dos Santos (UFPel) e Fabiane Villela Marroni (UCPEL)
  4. Noite na taverna de álvares de azevedo: impressões e apreensões - Profa. Ma. Eveline Rosa Peres (IFSul- Pelotas)
  5. A leitura enquanto prática de ensino no programa residência pedagógica na UNIPAMPA: formação docente no horizonte da inovação pedagógica - Profª Drª Isabel Cristina Ferreira Teixeira (UNIPAMPA - Bagé)
  6. Livro didático de literatura e formação leitora: uma dívida que resiste ao tempo - Rossana Dutra Tasso (IFRS – Rio Grande; PPG Letras – FURG)
  7. Socializando a leitura: a troca de livros enquanto estímulo à formação de novos leitores - Giulia Guadagnini Barbosa (FURG) e Pedro Valadão Barbosa Neto (FURG)
  8. Releituras de contos de fadas como estratégia de incentivo à leitura - Bianca Matos de Barros (FURG), Karollayne de Oliveira Gonçalves (FURG) e Cristina Neres Ferreira (FURG)

 

SIMPÓSIO 12: Propostas para o ensino de língua de sinais: currículo, métodos de ensino e avaliação

Maria Mertzani Titulação (FURG)

Felipe Venâncio Barbosa (USP)

 

  1. Aquisição linguística por estudantes surdos na ótica de docentes no ensino bilíngue - Cristiane Lima Terra Fernandes (UFPel)
  2. Experiências dos docentes de libras ensinar libras em contextos para estudantes ouvintes - Cássia Lobato Marins (FURG), Cristiane Lima Terra Fernandes (UFPel)
  3. Formação por competências de tradutores e intérpretes de língua de sinais (tils): proposta de uma unidade didática com ênfase na competência profissional - Martina M. Kostolowicz, Fernando Eustáquio Guedes,Vitória Tassara Costa Silva
  4. Material didático em libras e português para alunos com surdez: uma “canção do exílio” - Andreza dos Santos Flexa (UFPA/IFPA- CMI), Michele Freitas Gomes de Vargas (UFPA/IFPACMI)
  5. Obalibras: metodologia de produção de objetos de aprendizagem de libras - Tatiana Bolívar Lebedeff (UFPel), Rúbia Islabão Aires (IFSul), Angela Nediane dos Santos (UFPel)
  6. Avatares no ensino de libras: uma análise dos tradutores automáticos - Fernando de Almeida Freitas (IFSP)
  7. A produção de vídeos como objetos de aprendizagem de libras: negociações linguístico-culturais - Daiana San Martins Goulart (UFPEL), Bianca Langhinrichs Cunha (FURG), Tatiana Bolivar Lebedeff (UFPEL)
  8. Narrativas de experiência do professor surdo bilíngue no âmbito acadêmico - Diogo Souza Madeira (IFSul)
  9. Materiais de vocabulário de língua de sinais – Maria Mertzani (FURG)
  10. Metalinguagem no currículo da cidade de são paulo – língua brasileira de sinais e língua portuguesa para surdos – Felipe Venâncio Barbosa (USP)
  11. Pedagogias culturais surdas refletindo para um curriculo futuro - Janie Cristine Cantarelli do Amaral (UFPel); Antonielle Cantarelli Martins (UFPel); Francielle Cantarelli Martins (FURG)

 

SIMPÓSIO 16:  Estudos enunciativos da linguagem: Bakhtin e Benveniste em diálogo

 

Profa. Dra. Carolina Knack (FURG)

Profa. Dra. Kelli da Rosa Ribeiro (FURG)

 

  1. Estudos enunciativos da linguagem: Bakhtin e Benveniste em diálogo - Carolina Knack (FURG) e Kelli da Rosa Ribeiro (FURG)
  2. A noção de linguagem interior nas últimas aulas de Benveniste - Jorama de Quadros Stein (UNIPAMPA)
  3. Ensino da leitura na sala de aula: uma abordagem enunciativa - Maiara Stéfani Costa Brandão (FURG) e Carolina Knack (FURG)
  4. A representação da mulher: um olhar enunciativo benvenistiano na prática em sala de aula - Simoni Machado Gomes (FURG)
  5. Desenvolvimento da competência discursiva: palavra, gênero e língua sob enfoque dialógico - Adriana Danielski Batista (IFRS/RG) e Patrícia Teixeira Monteiro (IFRS/RG)
  6. Referencial curricular gaúcho pelo viés da análise dialógica do discurso - Alessandra Avila Martins (FURG) e Silvana Schwab do Nascimento (FURG)
  7. Identidade e alteridade no discurso do linguista - Thomas Rocha (PUCRS)
  8. Notas históricas de o conto da aia: relações dialógicas e construção de sentidos - Luísa Freire (FURG) e Kelli da Rosa Ribeiro (FURG)
  9. O manifesto “aos soldados”, escrito por operárias durante a greve geral de 1917: uma análise sob o viés da teoria dialógica do discurso - Débora Luciene Porto Boenavides (PUCRS)
  10. Igreja ou seita? As antecipações presentes no endereço eletrônico da igreja cristã contemporânea - Eduardo Soares da Cunha (UFPEL/FURG)

SIMPÓSIO 18 - Ensino e aprendizagem de língua portuguesa em contexto escolar: aproximações entre língua e cidadania

Sabatha Catoia Dias (ILA/FURG)

Rosângela Pedralli (DLLV/UFSC)

  1. Gêneros orais e escritos na educação básica: um estudo da progressão argumentativa - Paola Tassinari Groos
  2. O desenvolvimento da escrita em crianças com dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa - Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Cleusa Ines Ziesmann, Jeize de Fátima Batista
  3. O gênero canção em aulas de língua portuguesa e literatura: uma proposta de material didático sobre questões étnico-raciais e variação linguística - Caroline Scheuer Neves, Janaína Vianna da Conceição
  4. Para que revisar e reescrever? - Clarice Vaz Peres Alves, Marion Rodrigues Dariz
  5. Oficinas de produção textual em sala de aula: a coesão textual em gêneros textuais narrativos orais e escritos - Claudiele da Silva Pascoal
  6. A normatização dos gêneros discursivos em livros didáticos - Cristiano Sandim Paschoal
  7. Usos da escrita acadêmica para uma política linguística de permanência de alunos indígenas e quilombolas na universidade - Jéssica Scheer Souza, Letícia Cao Ponso, Sabatha Catoia Dias

 

SIMPÓSIO 21:  O período vitoriano: rastros literários e seus desdobramentos

Profa. Dra. Sandra Sirangelo Maggio (UFRGS)

Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch (FURG)

  1. A máquina do tempo, de h. G. Wells: utopia crítica da sociedade vitoriana - Adriane Ferreira Veras (UVA)
  2. Perdida em tempos sólidos & aventuras em tempos líquidos: a mesma história de Austen em diferentes perspectivas - Luciane de Oliveira Moreira (UFSM)
  3. As mulheres de Lisa Kleypas: construindo modos de ser na era vitoriana e na atualidade - Ana Gabriela da Silva Vieira (UFPel)
  4. Considerações sobre a tradução de “a máscara da morte rubra” de Edgar Allan Poe - Ana Karina Borges Braun (UFRGS)
  5. Elementos góticos clássicos e modernos nas obras das irmãs Brontë: O morro dos ventos uivantes (1847), Jane Eyre (1847) e Agnes Grey (1847) - Caroline Navarrina de Moura (UFRGS)
  6. Marionette: o entre-lugar da mulher crioula em Wide Sargasso Sea - Deborah Mondadori Simionato e Marcela Zaccaro Chisté (UFRGS)
  7. Uma reflexão sobre as técnicas compostivas do conto fantástico: “La Insolación” de Horacio Quiroga - Elena Gallorini (UFRGS)
  8. Bilbo Bolseiro: um herói vitoriano em uma aventura medieval - Fabian Quevedo da Rocha (UFRGS)
  9. A aura vitoriana entre o claro e o escuro: ênfases e efeitos entre The Moonstone, de Wilkie Collins, e sua adaptação de 1997 - Lis Yana de Lima Martinez (UFRGS)

 

SIMPÓSIO 25: Poéticas do testemunho

Profa. Dra. Luciana Coronel (FURG)

Profa. Dra. Sylvie Dion (FURG)

  1. O testemunho das mulheres da periferia em duas versões da obra literatura marginal, organizada por Ferréz - Luciana Paiva Coronel (FURG/ ILA)
  2. Estratégias do simulacro sobre o testemunho na poesia – das coisas que escrevi nas margens do livro que você me deu, de Lu Brandão - Raquel Rolando Souza (FURG/ ILA)
  3. A Revolução dos Cravos nos versos de Manuel Alegre - Cláudia Mentz Martins (FURG/ ILA)
  4. Boitempo, o retrato do poeta e do brasil - Suellen Rodrigues Rubira (FURG/ ILA)
  5. A decomposição de si em Cerco ao Corpo (1978), de Helena Parente Cunha - Pablo Lemos Berned (Universidade Federal da Fronteira Sul)
  6. Vozes afro-brasileiras: inter-relações em Úrsula e Ponciá Vicêncio - Ariel Oliveira Leite de Souza, Rosane Jaehn Troina, Luciana Paiva Coronel (Orientadora) (FURG/ILA)
  7. Subjetividade e testemunho em becos da memória, de Conceição Evaristo - Ariane Ávila Neto, Lilian Greice dos Santos Ortiz da Silveira (FURG/ILA)
  8. O pacto autoficcional assinado por M. Duras em O Amante através da estratégia narrativa - Juliana Ruas Blasina (FURG/ILA)
  9. A autoficção nas cartas de Ana C. e Caio F. - Israel Augusto Moraes de Castro Fritsch (UFRGS)

 

DIA 06/06 – QUINTA-FEIRA

 

SIMPÓSIO 1: Uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) no ensino de línguas materna e estrangeira: em busca de autonomia e de criticidade

 

Prof. Dr. Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS)

Prof. Me. Sabrina Hax Duro Rosa (IFRS)

 

  1. cMOOC e xMOOC: diferentes abordagens no ensino de línguas - Nicole Prestes de Oliveira (UFPel)
  2. Duolingo e Babbel: é possível aprender francês através de aplicativos de celular? - Yádini do Canto Winter dos Santos (UFRGS/FURG)
  3. Novas tecnologias confrontando antigos paradigmas: percepções sobre o uso da robótica educacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa em um projeto voluntário - Cristiane da Silva Uchoa (UnB)
  4. O gênero lyric video como mecanismo de construção da competência simbólica: um estudo de caso - Marianna Collares Soares Rego (FURG) e Ana Cláudia Almeida (IFRS - Campus Rio Grande)
  5. Objetos de aprendizagem para o ensino de libras - uma experiência na escola de surdos Joseane Maciel Viana, Aline de Castro e Kaster e Tatiana Bolivar Lebedeff (UFPel)
  6. A valorização da cultura e literatura africana por meio da elaboração de audiolivro como instrumento didático-pedagógico - Fabia Vaniz de Oliveira Haas (EMEF Paulo Freire, Gravataí-RS) e Sabrina Hax Duro Rosa (IFRS Campus Rio Grande)

SIMPÓSIO 8: Aquisição fonético-fonológica

Giovana Ferreira Gonçalves (UFPel)

Mirian Rose Brum de Paula (UFPel)

  1. Aquisição de encontros consonantais com tap no português: uma análise de dados ultrassonográficos - Thais Telles Barbieri (UFPel/CAPES) e Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPel/CNPq)
  2. Caracterização acústica da vogal /a/ produzida por um bebê com síndrome de down - Sanaia Lúcia de Souza (UESB), Cássia Pires de Moraes (UESB) e Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB)
  3. A influência da duração na aquisição das vogais nasais francesas - Bruna Teixeira Correa (UFPel/CAPES), Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPel/ CNPq) e Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPel)
  4. Prótese vocálica em sequência sc inicial no francês como língua adicional: análise espectral de usuárias brasileiras - Gilson Ramos Lopes Neto (UFPel/CAPES), Maria José Blaskovski Vieira (UFPel) e Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPel)
  5. Caracterização acústica das consoantes fricativas do PB produzidas por senegaleses em processo de aquisição da linguagem - Thalena Evangelista Santos (UFPel/CAPES), Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPel) e Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPel/CNPq)
  6. O papel da instrução explícita, por meio de atividades de percepção, no processo de aquisição das vogais médias do espanhol por falantes do português brasileiro - Laura Freitas Filoda (UFPEL) - Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPEL/CNPq) e Luciene Bassols Brisolara (FURG)
  7. O emprego do ultrassom na aquisição da consoante lateral pós-vocálica do espanhol - Laís Silva Garcia (UFPel), Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPel/CNPq)
  8. O emprego da ultrassonografia na aquisição fonético-fonológica de segunda língua - Misael Krüger Lemes (UFPel/CAPES) - Giovana Ferreira Gonçalves (UFPel/CNPq)
  9. A lateral pós-vocálica: aspectos acústicos sob influência de língua de imigração - Aline Rosinski Vieira (UFPel/CAPES) e Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPEL/CNPq)

 

SIMPÓSIO 10: Socializando a leitura: práticas de língua e literatura

Profa. Dra. Adriana de Oliveira Gibbon (FURG)

 Profa. Dra. Mairim Linck Piva (FURG)

  1. As vidas e mortes de Brás: a intertextualidade entre Memórias Póstumas de Brás Cubas e Daytripper como formação de leitores - Henrique Fernandes da Rosa (FURG), Lucas Dionizio Paz Bueno Pinto (FURG) e Bianca Matos de Barros (FURG)
  2. Sarau Literarte: ações extensionistas como forma de (r)existência da arte e da literatura - Lisiane Ferreira de Lima (FURG) e Emilly Silva da Matta (FURG)
  3. Práticas de leitura e literatura: sexismo e racismo em foco - Janaína Vianna da Conceição (UFRGS) e Caroline Scheuer Neves (IFRS – Restinga)
  4. Leitura e escrita de contos: o letramento literário na educação profissional - Michele Freitas Gomes de VARGAS (IFPA)
  5. Texto literário na sala de aula de línguas - Profª Drª Daniela Norci Schroeder (UFRGS)
  6. O Pibid e as práticas no ensino de línguas: a conscientização crítica e a formação do cidadão - Profa. Dra. Ana Cecilia Teixeira Gonçalves (UFFS - Cerro Largo), Profa. Dra. Geni Vanderleia Moura da Costa (UFFS - Cerro Largo) e Profa. Dra. Jeize de Fátima Batista (UFFS - Cerro Largo)
  7. Instagram amores expressos - identidades ocultas: as redes sociais como potencializadoras da formação de leitores literários - João Luis Pereira Ourique (UFPel) e Grace Silva Da Silva (UFPel)

SIMPÓSIO 13: Sociolinguística e Dialetologia

Profa. Dra. Marisa Porto do Amaral (FURG)

Profa. Dra. Tatiana Schowchow Pimpão (FURG)

  1. ALERS e VARSUL: a pesquisa na Região Sul do Brasil - Marisa Porto do Amaral (ILA/FURG)
  2. O uso da concordância verbal: reflexões sobre concepções de uso - Cintia da Silva Rodrigues (PPG/Linguística/FURG)
  3. Mapeamento do uso variável do modo subjuntivo no português brasileiro - Tatiana Schwochow Pimpão (ILA/FURG)
  4. Ideologias Linguísticas, contato de línguas e pureza linguística: reflexões sobre a formação do profissional de Letras - Débora Medeiros da Rosa Aires (UFPel)

 

 

SIMPÓSIO 14: Literatura dramática do conflito: tensão e embate no texto teatral

Profa. Dra. Maristela Gonçalves Sousa Machado (UFPel)

Profa. Dra. Fernanda Vieira Fernandes (UFPel)

  1. Territoire sans lumière: migração, tensão e conflito - Maristela Gonçalves Sousa Machado (UFPel) e Fernanda Vieira Fernandes (UFPel)
  2. Sabots e Sapato: do auto de natal ao conflito familiar - João Luis Pereira Ourique (UFPel)
  3. Um só caminho para Ludivina: o cerceamento da identidade feminina em A Gaiola de Ferro (2003), de Anne Hébert - Diego Ravarotto da Costa (FURG)
  4. A representação cômica do burguês no início do século XVIII francês: o caso de Turcaret, de Lesage - Deividi Blank (UFPel/UFRGS) e Robert Charles Ponge (UFRGS)
  5. Júlia, Nora e Margarida, três mulheres do drama romântico nas mulheres de nosso tempo - Paulo Gaiger (UFPel)

SIMPÓSIO 15: A América Latina sob o signo da alteridade: contribuições para a pesquisa na área de linguagem

Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA)

Prof. Me. Nathan Bastos de Souza (UFSCar)

  1. Identidade e alteridade: o muro invisível na fronteira Chuí/Chuy - Maria da Graça Carvalho do Amaral (FURG)
  2. Língua espanhola e cultura afrocubana: um diálogo possível através do gênero discursivo receita culinária - Eduardo Lopez Chagas (UFPEL) e Luisa da Silva Hidalgo (UFPEL)
  3. O conto e seus mistérios / los cuentos y sus misterios - Vera Pinto Vigil (E. M. E.F. São Pedro) e Clódia Regina Tarouco da Rosa (E. M.E.F. São Pedro)
  4. A América Latina como signo ideológico nos discursos biográficos sobre Mercedes Sosa: uma contribuição política desde uma perspectiva discursiva - Nathan Bastos de Souza (UFSCar)
  5. Palavras, poéticas e imagens latinoamericanas - Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA) e Icaro C. C. C. C. Olanda (UNIPAMPA)

 

SIMPÓSIO 17: Tradução e tradutores: abordagens teóricas e práticas

Adail Sobral (FURG)

Rodrigo da Rosa Pereira (FURG)

  1. Memória em tradução no diálogo entre literatura e cinema: a nostalgia do Japão de Amélie Nothomb – Luciana Rassier (UFSC)

 

  1. A negação das traduções culturais: os sujeitos diplomatas invisibilizados nos processos de expulsão em 2018 – Luiza Machado Silva (FURG) e João Heitor Pereira (FURG)
  2. Estudos Descritivos da Tradução: James Holmes – um pioneiro – Solange do Carmo Vidal Rodrigues (FURG)
  3. O fazer técnico do tradutor e intérprete de Libras/Português - Tilsp na Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Bianca Langhinrichs Cunha (FURG)
  4. Estrangeirizar ou domesticar? Sobre a responsabilidade ética do tradutor – Adail Sobral (FURG)
  5. A tradução na Universidade Federal do Rio Grande – FURG: desafios institucionais e potencialidades acadêmicas – Rodrigo da Rosa Pereira (FURG)

SIMPÓSIO 18:  Ensino e aprendizagem de língua portuguesa em contexto escolar: aproximações entre língua e cidadania

Sabatha Catoia Dias (ILA/FURG)

Rosângela Pedralli (DLLV/UFSC)

  1. As acepções do conceito de prática social no ensino de Língua de Portuguesa - Larissa Malu dos Santos
  2. Especificidades do trabalho com a leitura e com a escrita nos anos iniciais: para além do sistema de escrita alfabético - Maíra de Souza Emerick
  3. Educação Linguística na Base Nacional Comum Curricular - Marina da Silva Cabral
  4. A educação linguística em favor da formação humana integral - Aline Thessing
  5. Educação sociolinguística na educação básica: escolha de percursos e resultados na prática - Raquel Souza de Oliveira
  6. As bases epistemológicas dos Estudos do(s) Letramento(s) no Brasil: primeiras aproximações - Tricia Tamara Boeira do Amaral
  7. “A prática é muito diferente da teoria”?: contribuições para a superação do binômio teoria/prática na formação de professores - Rosângela Pedralli

SIMPÓSIO 19 - Discurso e resistência: relações de poder em diferentes materialidades discursivas

 Profª. Drª. Rosely Diniz da Silva Machado (FURG)

 Profª. Drª. Luciana Iost Vinhas (UFPel)

  1. Pré-construídos do machismo no discurso sobre feminismo - Bruna Vitória Tejada (UFPEL)
  2. A internet como território possível para a resistência negra - Carolina Fernandes (Unipampa)
  3. É 2018/2019 e HIV/AIDS é “coisa” de gay! - Gedeon Messa (UFPEL)
  4. Língua, discurso e violência contra a mulher: deslizamentos possíveis - Letícia Rosaura da Silva Maass (FURG)
  5. Por que espanhol? O imaginário de língua espanhola pelo viés da análise de discurso - Luisa da Silva Hidalgo (UFPEL)
  6. “10 ações anticorrupção│rewind”: análise discursiva de propaganda da Petrobras - Millaine de Souza Carvalho (UFPEL), Camila Zurchimitten Barbachã (UFPEL) e Luciana Iost Vinhas (UFPEL)
  7. A produção discursiva da (in) disciplina: alunos, professores e suas improváveis imbricações discursivas - Priscila Cavalcante do Amaral (UFRGS)
  8. Formações ideológicas mobilizadas no discurso sobre prevenção da aids - Rosely Diniz da Silva Machado (ILA/FURG)
  9. Linguagem e discursividade: uma experiência em alfabetização sob a ótica da AD francesa - Susane Andrade Rodrigues (Unipampa)
  10. A leitura como um lugar possível de resistência - Vanessa V. Martini (Unipampa)
  11. Narrativas da maturidade: apagamentos identitários no ensino superior - Zari Morais da Trindade (FURG)

SIMPÓSIO 20 - Linguagem, cognição & cérebro

Profª Dra. Sabrine Amaral Martins (PUCRS/IFRS)

Profª Msc. Mariana Terra Teixeira (PUCRS)

  1. O efeito de tarefas focadas na produção de perguntas com wh-words/phrases na posição de sujeito e de objeto - Andressa Regiane Gesser e Rosely Perez Xavier
  2. A produção discursiva oral no envelhecimento saudável e o impacto da escolaridade: uma revisão - Bárbara Luzia Covatti Malcorra (PUCRS)
  3. A neurobiologia do processamento sintático e do acesso lexical em português brasileiro: um estudo com neuroimagem funcional - Lisandra Rutkoski Rodrigues (PUCRS/IFRS), Lilian Cristine Hübner (PUCRS) e Fernanda Soares Loureiro (PUCRS)
  4. O processamento correferencial catafórico do pronome pleno em português brasileiro: evidências de experimento de self-paced reading - Pablo Machel Nabot Silva de Almeida (PUCRS)
  5. O impacto dos prejuízos da habilidade de nomeação no reconto de narrativas - Sabrine Amaral Martins (PUCRS/IFRS) - Mariana Terra Teixeira (CNPq/PUCRS)

SIMPÓSIO 21 - O período vitoriano: rastros literários e seus desdobramentos

Profa. Dra. Sandra Sirangelo Maggio (UFRGS)

Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch (FURG)

  1. A casa duplicada no conto “A última névoa”, de Maria Luisa Bombal - Fernanda Veeck, Amanda Leonardi de Oliveira e Cinara Ferreira Pavani (UFRGS)
  2. O povo no abismo: uma exploração do lado escuro da prosperidade londrina - Ícaro Carvalho e Antônio Marcos Vieira Sanseverino (UFRGS)
  3. Análise de retraduções brasileiras do conto “The Imp of the Perverse”, de Edgar Allan Poe - Juan Carlos Acosta e Patrícia Chittoni Ramos Reuillard (UFRGS)
  4. O trauma do colonizador e diálogos possíveis em Villette - Alan Noronha (UFRGS)
  5. Feminino e a loucura: narrativas e poéticas da dor - Ana Carolina Tavares Sousa e Renata Azevedo Requião (UFPel)
  6. The ugly bump: victorianism through Jekyll and Mr. Hyde - Leonardo Poglia Vidal (UFRGS)
  7. Antiguidade, era vitoriana e modernidade: a busca da felicidade em dublinenses - Alisson Preto Souza e Fidelainy Sousa Silva (UFRGS)
  8. “Um perfeito cemitério de esperanças enterradas”: o bildungsroman e o vitorianismo tardio no romance Anne of Green Gables de L. M. Montgomery - Valter Henrique de Castro Fritsch (FURG)
  9. O romance New Grub Street, de George Gissing, marcando as mudanças no sistema editorial vitoriano - Sandra Sirangelo Maggio (UFRGS)

SIMPÓSIO 22 - Compreensão da leitura: pesquisa e ensino

Profa. Dra. Vera Wannmacher Pereira (PPGL- PUCRS)

Profa. Ms. Danielle Baretta (PPGL da PUCRS)

  1. Concepções de Leitura e suas implicações na prática pedagógica: uma análise discursiva - Michele Lemões da Silva Santos.
  2. Formação docente em ambientes não formais de ensino: o desenvolvimento da competência leitora em acadêmicos do curso de letras que atuam como contadores de histórias na biblioteca infanto-juvenil do hospital São Lucas (HSL) - Márcia Voges.
  3. Sujeito explícito e/ou implícito como articuladores da continuidade tópica referencial: uma proposta didática - Irene de Marco Ferreira.
  4. A consciência textual no gênero crônica: Uma proposta de atividades para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - Patricia de Andrade Neves e Caroline Bernardes Borges.
  5. Um estudo sobre a contribuição de textos e atividades em tecnologias múltiplas para o desenvolvimento da compreensão leitora e consciência textual - Dhaiele Santana Schmidt.
  6. A leitura na sala de aula - Roberta Silveira Carvalho.
  7. Desenvolvimento de um instrumento de avaliação da compreensão leitora no formato questionário - Vera Wannmacher Pereira e Danielle Baretta.
  8. Mediação pedagógica da leitura literária: uma investigação de crenças e práticas docentes - Carla Pedroso

SIMPÓSIO 23 - O Idiomas Sem Fronteiras e os eixos de investigação nascentes

Janie Cristine Amaral (UFPel)

Leticia Stander Farias (UFPel)

  1. Idiomas Sem Fronteiras, formação docente e iniciação em pesquisa - Endi Barbosa dos Santos (Universidade Federal de Pelotas), Samir Santos (Universidade Federal de Pelotas) Orientador: Janie Cristine Amaral (Universidade Federal de Pelotas)
  2. Processos de internacionalização e seus legados involuntários: o caso da formação de professores de inglês como língua adicional dos centros de língua inglesa do programa Idiomas Sem Fronteiras - Prof. Dr. William Kirsch (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)
  3. Mapeamento das necessidades linguísticas da comunidade internacional em mobilidade na UFRGS: caminhos para a construção de uma política linguística de internacionalização - Álvaro Rutkoski Didio (PPGLET/UFRGS)
  4. Um mapeamento de letramentos acadêmicos necessários para adotar o inglês como meio de instrução na universidade - Amanda de Mendonça Pretto (UFSM)
  5. Percepções sobre o conceito de cultura no programa Idiomas Sem Fronteiras no contexto da internacionalização da educação superior - Talita Valcanover Duarte (Mestranda/UFSM) - Graciela Rabuske Hendges (Orientadora/UFSM)
  6. O ISF- Inglês da FURG na modalidade EAD: possibilidades e perspectivas - Profa. Dra. Rossana de Felippe Böhlke (IsF- FURG), Prof. Vinícius da Silva Tavares (FURG), Luísa Monte (FURG)
  7. Beyond American or British English: por uma perspectiva pós-colonial para o ensino de língua inglesa - Marília Lima (Universidade Federal de Pelotas), Orientadora: Janie Cristine Amaral (Universidade Federal de Pelotas)

 

SIMPÓSIO 24 - O trans-indigena e o ensino de línguas

Maria Mertzani (FURG)

Janie Cristine Amaral (UFPel)

  1. Fronteiras de ensino: a língua macuxi como políticas de ensino de línguas - Silva, Evelise; Cássius Pazinato; Orientadora: Profa. Dra. Taís da Silva Martins (Universidade Federal de Santa Maria)
  2. Aspectos culturais na construção de livros visuais sem palavras para histórias narrativas indígenas do brasil - Issa Cardoso, Lizete Morais, Maria Mertzani (Universidade Federal do Rio Grande – FURG)
  3. A visualização de narrativa indígena nos livros visuais infantis - Paulo Cesar Ferreira da Silva, Lucas Lins Costa, Gabriela Medeiros, (Universidade Federal do Rio Grande – FURG)
  4. Conectando mitos gregos antigos com lendas indígenas. O caso da mãe terra Gaia - Maria Mertzani (Universidade Federal do Rio Grande – FURG), Athanasia Stavrou (Boğaziçi University, Turkey).
  5. Modos de aprender indígenas e o ensino de línguas - Janie Cristine do Amaral (Universidade Federal de Pelotas – UFPel), Antonielle Cantarelli Martins (Universidade Federal de Pelotas – UFPel), Sabrina Porto Rego (Universidade Federal de Pelotas – UFPel)

 

SIMPÓSIO 25 – Poéticas do testemunho

Profa. Dra. Luciana Coronel (FURG)

Profa. Dra. Sylvie Dion (FURG)

  1. O Fait Divers como legendificação do real: a história de Maria Degolada, santa prostituta - Sylvie Dion Furg/Ila
  2. Mutações do testemunho no Facebook – em angola - Francisco Soares
  3. O perfil jornalístico como narrativa jornalística e biográfica - Emanuelle Tronco Bueno (FURG/ILA)
  4. Memória, trauma e violência: uma análise da narrativa de testemunho em Entre Memórias Silenciadas, de Ungulani Ba Ka Khossa e teoria geral de esquecimento, de José Eduardo Agualusa - Salomão António Massingue (FURG/ILA)
  5. A denúncia nas obras A Gaiola de Ferro (2003) e Vulgo Grace (2017): um olhar comparativo - Gabriel Silveira Martins (FURG /ILA)
  6. Expressões da memória sob o signo do luto no romance O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer - Júlia Nunes Azzi (UFRGS)
  7. “A uruguaia” e o anti-herói masculino - Lucas Dionizio Paz Bueno Pinto (FURG), Henrique Fernandes da Rosa (FURG) e Antônio Carlos Mousquer (FURG)
  8. Entre memória e história: uma leitura de duas narrativas de Gabriel Garcia Márquez - Andreza dos Santos Flexa (IFPA/Campus Marabá Industrial), Michele Freitas Gomes de Vargas (IFPA/Campus Marabá Industrial)
  9. Poéticas do testemunho: o rompimento do silêncio e a reconstrução da memória em Antes do passado, O silêncio que vem do Araguaia - Janaína Buchweitz e Silva (UFPel)